A automação residencial está ao seu alcance

By 20 de maio de 2019Automação

A automação residencial está ao seu alcance

Você já se perguntou quanto custa a automação residencial?

A tecnologia e as inovações geradas a partir dela não são mais coisa do futuro. Já estão presentes no nosso cotidiano cumprindo seu papel de facilitar os processos diários, desde os mais básicos aos mais complexos. Exemplo disso é a automação residencial.

Quem não gostaria de chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e encontrar a iluminação na medida certa? E que tal o ambiente na temperatura ideal? Ou a TV no seu programa preferido? Agora imagine tudo isso e muito mais apenas clicando em um botão. Parece cena de cinema, mas já é realidade.

Embora pareça algo inacessível, com planejamento a automação residencial se torna possível para os mais diversos tipos de públicos. E por isso ela vem sendo cada vez mais comum nos projetos de arquitetura.

Mas se você ainda não entende bem como funciona, quanto custa, quais os benefícios, continue a leitura e descubra.

O que é automação residencial?

Se você pensa que automação é algo recente, que pertence à revolução 4.0, saiba que não é bem assim. A automação está presente desde os primórdios da humanidade. Isso porque automação é todo processo que auxilia o ser humano nas suas tarefas diárias.

Sabendo o que significa automação fica fácil compreender o que é a automação residencial. De acordo com o administrador e mestre em Ciências da Computação, Vanderlei Teza, o termo representa, simplesmente, a utilização de processos automatizados em casas, apartamentos e escritórios. O autor explica ainda em sua dissertação que esse processo pode ser chamado de Automação Doméstica, Automatização Residencial ou Domótica.

É comum também, principalmente no Brasil, o uso do termo Casa Inteligente para se referir a residências que possuem processos de automação. Essa automação pode acontecer de diversas maneiras, mas, no Brasil, segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), as pessoas utilizam basicamente para o controle de iluminação. Em outras palavras,

Quanto pode custar um projeto?

Essa é uma das questões que mais gera dúvidas, pois geralmente se imagina que todo projeto de automação residencial custa uma fortuna. Por isso, inicialmente, é preciso entender que cada projeto é único e, assim, cada orçamento também. Dessa forma, não existe um valor preciso que compreenda todos os tipos de ambientes. Como os projetos são feitos sob medida, os valores são bastante flexíveis.

Um dos principais fatores envolvidos no valor de um projeto diz respeito aos equipamentos utilizados e os seus respectivos custos de instalação e utilização. Projetos eficientes necessitam de softwares e hardwares com padrão de qualidade e desenvolvimento tecnológico suficientes para que a automação seja adequada e segura. Para tanto, as empresas de automação possuem uma gama diversa de fornecedores. Dessa forma, é possível adequar o uso dos instrumentos necessários a cada tipo e tamanho de projeto sem perder a eficiência.

Além disso, o valor do projeto vai depender também do tipo de imóvel, da quantidade de sistemas automatizados e do momento de execução. Caso ele seja realizado durante a construção, por exemplo, o valor da automação pode diminuir até 50%.

Deu para entender como o valor pode variar? Mas para que você possa ter uma referência, o Diretor Executivo da Aureside, José Roberto Muratori, explica que “Um indicador normalmente utilizado pelo mercado é estimar o preço de um projeto de automação em algo que varia de 3% a 5% do valor do imóvel para sistemas com maior grau de tecnologia”. Ele coloca ainda que instalações simples podem custar a partir de R$ 3 mil.

Benefícios da automação residencial

O principal e mais óbvio benefício que você pode usufruir ao optar por um projeto de automação residencial é a economia de energia, que costuma variar de 15% a 30%, a depender do consumo. Mas existem ainda outros benefícios, como:

  • Economia de água e gás;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Melhora na qualidade e estilo de vida.

Além claro, de conforto, segurança, controle, praticidade, etc. Por isso, a automação residencial se coloca como um ótimo investimento a médio e longo prazo.

Quero fazer um projeto de automação residencial. Qual empresa procurar?

Projetos de automação residencial envolvem a sua segurança e a da sua família, pois isso priorize a qualidade da empresa de automação contratada. Como destaca José Roberto Muratori, da Aureside: “Não economize no fator segurança. Evite comprar equipamentos ‘por conta’ e opte sempre por empresas especializadas. Verifique se a empresa está habilitada e as suas referências no mercado. Profissionais deste segmento devem ser treinados e certificados junto aos fabricantes”.

Caso tenha ainda alguma dúvida sobre projetos de automação residencial, confira outros conteúdos em nosso blog. Entre também em contato conosco, aqui pelo site ou através de nossas redes sociais.